Olá Exploradores,
Que bom que é, para um escuteiro que se preze...2 fins-de-semana seguidos a acampar.
Aqui fica o reforço das informações que já devem saber.
...Horas, Atvidades, etc, etc...
De notar que prazo para a inscrição para o Acagrup e Atividade de Pais é neste Sábado. Toca a inscrever.
Também para o AcaPatrulha, não esquecer de levar o almoço de Sábado, escalímetro e bússola.
E que amanhã (Sexta) devemos todos ir à sede para fazer as compras para a atividade e para arrumar o material para os Acampamentos.
Depois da proposta de programa das Patrulhas, em reunião de equipa de animação tentamos juntar tudo de modo a facilitar as horas de início e fim e este é o programa que servirá de base a cada uma das Patrulhas.
Sexta - 23 Junho
18H00 - Concentração na Sede para elabração de compras para AcaPatrulhas e arrumação do material
*Ementas devem ser escolhidas e preparadas pelas Patrulhas (1 Jantar e 1 Pequeno- Almoço). Almoço de Sábado deve ir de casa.
A inscrição, que será o preço gasto na alimentação será de 5 Euros e cada Patrulha deve recolher as suas inscrições
Sábado - 24 Junho
8H30 - Concentração na sede para início de atividade e deslocação para local de atividade
(Pat. Gralha - Tramagal c/ Ch. André, Ch. JPCabrita; Pat. Elefante - Alferrarede c/ Ch. América e João Gueifão; Pat.Canguru - São Domingos c/ Ch. Amândio e Miguel Vargas; Pat. Leão - Rossio ao Sul do Tejo c/ Ch. Daniel e João Cabrita)
9H15 - Chegada aos locais de Acampamento
Montagem de campo (Tendas e construção de uma cozinha)
13H00 - Almoço
14H00 - Orientação (Workshop e revisão de conhecimentos)
16H00 - Continuação Provas MP17 (PreparaAção) e preparação de Jantar
20H00 - Jantar
21H30 - Fogo de Conselho (Elaboração/Revisão do material e reflexão de patrulha
23H00 - Silêncio
Sábado - 25 Junho
7H00 - Alvorada /Higiene/ Desmontagem de Campo
8H30 - Regresso à sede
9H15 - Canção do Adeus
* Tanto para a ida, como para o regresso será necessário o apoio dos pais para as deslocações
* A atividade termina cedo, para permitir que as famílias possam posteriormente à eucaristia das 11H30 onde será a cerimónia do Crisma na nossa comunidade.
*Inscrição até ao próximo dia 17 para AcaPatrulhas
A História
A 1ª Atividade de Pais e Amigos do 172 realizou-se em 1994. Inicialmente prevista como atividade só para pais, cedo viu a sua designação para poder acolher todos quantos queriam participar.
A proposta partiu dos pais, por intermédio do amigo que também já foi dirigente José Alves Jana, numa reunião do início do Ano Escuta 1993/1994. “Porque não se faz uma atividade para os pais? Também queremos!”
A ideia foi acolhida, mas demorou 9 meses a concretizar-se.
Querríamos mostrar o que fazíamos no Escutismo e uma atividade destas “valeria mais do que mil palavras” mas num agrupamento pequenos e com fracos recursos não sabíamos bem por onde começar e tivemos dificuldades em concretizar.
O tempo foi passando, as ideias foram surgindo mas as incertezas eram inquietantes: Será isto que nos pediram? Haverá muitas inscrições? Como vamos conseguir juntar o útil ao agradável?
Até que ao 19 de Junho surgiu o Scout Challenger – Attividade de Pais e Amigos para o Agrupamento.
Cerca de 40 participantes, de lenço ao pescoço, constituíram as 4 patrulhas (Lobo, Touro, Maçarico e Corvo) e viveram as mesmas dificuldades de uma atividade de escuteiros, incluindo a alimentação … A equipa de animação integrava todos os elementos, do Lobitos mais pequeno ao Caminheiro mais velho.
A primeira avaliação foi positiva e no anos seguinte a experiência repetia-se. Estava iniciado um novo ciclo na vida do 172.
Bem haja.
O Logotipo
Este logotipo acompanha o Scout Challenger desde o seu início e foi concebido para esse efeito. O seu autor foi um caminheiro da casa – Tiago Cunha Brito, agora Arquiteto de profissão.
Em 94 o preto era a sua única cor. Dez anos mais tarde conseguiu absorver as cores das nossas 4 secções e ter o aspeto atual.
Os Locais
A primeira atividade iniciou-se na nossa sede, na Quinta da D. Amélia, e foi parar ao Casal da Preta, junto ao Tejo. Depois disso já estivemos em vários outros locais: S. Lourenço, Lercas, Rosa Mana, Abrançalha, Lapa – Cabeça das Mós, Campo de Atividades António Moreno, …
Este ano…vamos …iniciar em Cardigos junto à praia fluvial.
Os Objetivos
Os mesmos desde o início:
- Mostrar aos Pais e Amigos o que é o Escutismo e o que fazemos;
- Possibilitar a vivência do Escutismo em pequenos grupos – Patrulhas;
- Conhecermo-nos melhor e
- Viver momentos de boa disposição
Este ano salienta-se com o nosso Acagrup que começa no Sábado sentido do outro que o escutismo cultiva.
Da Boa Ação dos Lobitos ao Sempre Alerta para Servir dos mais velhos…queremos criar uma rede de “FAVORES EM CADEIA”
O Programa
Sábado (Apenas para Escuteiros)
7H00 – Sede
7H30 – Partida
8h20 – Chegada e montagem de tendas
9H20 – Quebra gelo ; Pat. Verticais (5)
9H50 – Patida para Raide dos Favores
13H00 – Almoço c/ concentração no jogo da corda
14H00 – Regresso a praia fluvial
15H00 – Jogos de Água
16H00 – Piscina c/ Agrupamento
19H30 – Jantar
21H30 – Fogo de Conselho
23H30 - Silêncio
Domingo (Para Pais, Amigos e Escuteiros)
8H00 – Alvorada
8H30 – Peq. Almoço
9h00 – Check-in dos pais
9H30 – Quebra gelo ; Pat. Verticais (5)
10H00 – Jogos Manhã
12H30 – Almoço c/ grelhados, batata e salada
13H30 – Desmontagem de tendas
15H30 – Eucaristia/ Celebração da Palavra (Campal)
16H30 – Agradecimentos e Regresso a sede
17H45 – Adeus
O Equipamento
Traje de campo, roupa prática, t’xirt oficial e lenço, mochila pequena, água, …preparação para uma pequena caminhada
O Material
Pratos, talheres, copo, … bebidas xyz, sobremesa … e muita mas mesmo muita boa disposição
Comparticipação e Inscrições
O SEGURO PARA ESTA ATIVIDADE É DA RESPONSABILIDADE DE CADA PARTICIPANTE, NÃO RESPONSABILIZANDO O AGRUPAMENTO POR QUALQUER EVENTUALIDADE QUE POSSA OCORRER
Enviar inscrição para geral.172@escutismo.pt, para o teu chefe de unidade, ou para Chefe Vicente (927861941), até Sábado 24 de Junho 2017
Por agora é tudo.
Canhotas Verdes,
Os vossos chefes.
. 29, 30 e 31 Julho 2017 | ...
. 22 Jul.2017 | Está na hor...
. Acanac...quase, quase, qu...
. 7, 8 e 9 de Julho 2017_Ju...
. 1 e 2 Julho 2017_Acagrup ...
. 24 e 25 Jun. 2017_AcaPatr...
. Sábado, 17 Jun. 2017_Cont...
. 10 Junho 2017_Continuação...
. 2 e 3 Jun. 2017_50 Anos d...
. 27 Maio 2017_Banco Alimen...
. 19 a 21 de Maio 2017_Esca...
. 13 Maio 2017_Reuniões de ...
. 6 Maio 2017_Cons. de Guia...
. Dias Regionais - Ultimas ...
. 20 Abril 2017_Material Di...
. 14 Fev. 2017_Procissão do...
. AcaPáscoa - Porto; Cerimó...
. 1 e 2 Abril 2017_Promessa...
. 25/03/2017_Preparação Pro...
. 18/02/2017_Peditório Cári...